
Todos têm conhecimento, em especial os homens, que os soldados das Forças Armadas têm que obedecer a regras rígidas de disciplina. É isso que mantém a ordem dentro dos quartéis e possibilita que as tropas, quando necessário, estejam aptas ao combate. Manter essa ordem é tão importante que se um soldado desobedecer às regras, é imediatamente punido.
O mesmo acontece no Reino de Deus. Os mandamentos que chegaram até nós, por intermédio da Palavra de Deus, foram instituídos por Ele com o objetivo de disciplinar o ser humano e, assim, manter a ordem original da criação divina.
Uma das características da pessoa que verdadeiramente nasceu de novo, que é batizada com o Espírito Santo, é a humildade, expressa pela submissão à disciplina do Reino de Deus, por meio da obediência à Sua Palavra.
No entanto, quem ainda não teve um real encontro com o Senhor Jesus é incapaz de submeter-se à disciplina divina. Por isso, não consegue abandonar a mentira, os vícios, a prostituição, a criminalidade, entre outras coisas.
O Senhor Jesus disse: “Todo aquele que vem a mim e ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou...” (Lucas 6.47-49)
Essa rocha representa o próprio Senhor Jesus, que é o maior exemplo de disciplina que podemos ter. Afinal, Ele submeteu-se à vontade do Pai ao morrer na cruz do Calvário para nos salvar.
Note que a tempestade – que podemos comparar aos problemas do dia-a-dia – veio para as duas casas, mas só a que estava fundamentada na Rocha, que é o Senhor Jesus, permaneceu de pé.
Portanto, quando você ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática, seja no seu trabalho, na sua casa ou em qualquer lugar em que esteja, estará exercitando a disciplina do Reino de Deus, trazendo para a sua vida saúde, paz, prosperidade e, sobretudo, a sua salvação.
Bispo Romualdo Panceiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário